19 . maio 2022 . 18h00
“A dualidade do campo e da cidade em Camilo Castelo Branco (A Queda dum Anjo e Coração, Cabeça e Estômago)”
Com Sérgio Paulo Guimarães Sousa
” Em Camilo a polaridade campo/cidade, cuja origem remotamente se acha em Gil Vicente e em Sá de Miranda, sofre uma evolução notória. E mesmo naqueles dois romances que mais a tematizam em termos de dualidade, é possível detetar ambiguidades e antagonismos relativamente a uma leitura conversora do campo em lugar de bons costumes em contraposição à cidade, espaço de relações socialmente avançadas, mas propícia a ludíbrios e perdições.”
Sérgio Paulo Guimarães de Sousa, doutorado em Literatura Portuguesa, com uma tese intitulada “Entre-Dois. Desejo e Antigo Regime na Ficção Camiliana”, defendida em 2006, é Professor de Literatura Portuguesa e Teoria da Literatura na Universidade do Minho. É investigador no CEHUM (Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho), membro da Comissão Diretiva do CEL (Centro de Estudos Lusíadas) e diretor do CEM (Centro de Estudos Mirandinos).
Lecionou cursos e seminários em diversas universidades estrangeiras (Universidades de Nanterre La Défense, Hamburgo, Trieste, Copenhaga, Bucareste, Copenhaga, Masaryk, Trieste, Klaipéda, Santiago de Compostela), foi Professor convidado na Universidade de São Paulo, na Universidade Blaise Pascal (Clermont Ferrand) e FLAD/Michael Teague Visiting Associate Professor e, mais tarde, Visiting Associate Professor na Brown University; e ainda Professor Visitante na University of Massachusetts Dartmouth, titular da Cátedra “Hélio and Amélia Pedroso/Luso-American Endowed Chair in Portuguese Studies”.
Tem-se dedicado, essencialmente, ao estudo da literatura portuguesa e lusófona. Da sua vasta bibliografia, destaca-se a publicação, em 2015, de Quem Sou Eu? Ensaios sobre António Lobo Antunes (Texto Editores) e, em 2021, a coedição da Obra Completa de Francisco de Sá de Miranda (Assírio & Alvim).
Parceria: CLEPUL – Universidade de Lisboa; Universidade Católica do Porto; Agrupamento de Escolas Afonso de Albuquerque; Agrupamento de Escolas da Sé
Coordenação científica: Jorge Maximino
Deixe um comentário